Pelo menos 26 mil novos procedimentos médicos como consultas e exames deverão ser oferecidos pela Prefeitura de Ipatinga nos próximos meses, dentro do programa que ela batizou de Fila Zero. A previsão do início dos atendimentos é para a segunda quinzena de julho. Com a eliminação da demanda reprimida, a perspectiva é de que haja mais celeridade para os novos atendimentos. O investimento gira em torno de mais de R$ 2 milhões.
Segundo o prefeito Gustavo Nunes, todos os exames e consultas serão previamente agendados nos postos de saúde, que entrarão em contato diretamente com os pacientes. Os exames serão realizados em uma unidade móvel oftalmológica, adaptada com consultório médico e condições de acessibilidade.
Serão contemplados com exames oftalmológicos como retinografia colorida binocular, Topografia computadorizada de córnea, Mapeamento de retina e Ultrassonografia de globo ocular dos pacientes que estão na fila de espera aguardando a realização dos procedimentos.
O programa “Fila Zero” foi iniciado pela Prefeitura de Ipatinga em outubro de 2021, com o objetivo de zerar uma fila de espera de quase 50 mil exames de ultrassonografia. A ação desenvolvida pela Secretaria de Saúde já reduziu em quase 100% essa fila de espera por exames junto à rede local.
O prefeito frisou que também está em andamento no município o “Fila Zero Cirurgia”, que tem o objetivo de atender à demanda reprimida de cerca de 4 mil intervenções cirúrgicas de média e alta complexidade. De acordo com a secretaria de Saúde, apenas no mês de julho foram realizados cerca de 500 agendamentos.