HEADER HOME – TERNIUM STJ

Indígenas Yanomâmis, que mobilizaram a internet após desaparecimento, são encontrados

Yanomamis que estavam desaparecidos após confronto com garimpeiros foram encontrados, disse em depoimento à Polícia Federal o líder indígena Júnior Hekurari, que confirmou o relato ao GLOBO . Segundo ele, o grupo foi localizado em uma área de floresta.

Os indígenas, que residiam na comunidade de Aracaçá, se mudaram para outros locais da terra indígena, dentro da comunidade Palimiú. A informação foi dada inicialmente pela Folha de S. Paulo.

O sumiço na terra Yanomami em Roraima foi denunciado pelo conselho Distrital de Saúde Indígena Yanomami Ye’kwana (Condisi-YY). A entidade, presidida por Hekurari, divulgará uma nota para explicar o episódio.

A Polícia Federal promove nesta sexta-feira uma coletiva em que vai detalhar as investigações sobre denúncias de estupro e homicídio contra indígenas da comunidade Aracaçá e a prisão do garimpeiro Eliézio Monteiro Nerj . Detido nesta quinta-feira, ele estava foragido da Justiça após ser condenado por participar de um genocídio de Yanomamis há quase três décadas. O Massacre do Haximu, como ficou conhecida a série de assassinatos, deixou 16 mortos em 1993.

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM