A Prefeitura de Ipatinga começou o processo de análise e discussão do plano diretor da cidade, que passará por uma revisão completa este ano. Na próxima semana, entre os dias 17 e 21 de maio, serão realizadas nove oficinas territoriais de acordo com as regionais da cidade, que culminarão com a audiência pública, dia 23 , às 18h, no plenário da Câmara Municipal.
O Plano Diretor é previsto pela Constituição Federal e disciplinado pelo Estatuto da Cidade, além de ser um instrumento básico da política de desenvolvimento e expansão urbana. Sua revisão tem o objetivo de alinhar o projeto à realidade atual da cidade, identificando as necessidades de cada regional e propondo soluções, a fim de fomentar um futuro melhor e ecologicamente mais equilibrado no município.
O prefeito Gustavo Nunes reiterou a importância de todo o processo de revisão do Plano Diretor, e convocou a população ipatinguense para participar desta construção, comparecendo às oficinas e também na audiência na Câmara.
“Em um grande esforço envolvendo várias secretarias, Ipatinga dá início à revisão do plano diretor. A previsão é que dentro de nove meses já tenhamos executado todas as seis etapas, que finalizam com o envio do Projeto de Lei para aprovação da Câmara, onde constará todo o material desenvolvido com a ajuda da comunidade.”