HOME HEADER USIMINAS
HEADER – DESTAQUES VALE DO AÇO – BNDF

Impasse nas negociações pode provocar greve no transporte coletivo do Vale do Aço

A falta de um acordo para a concessão do reajuste salarial de motoristas e demais profissionais do setor poderá provocar a paralisação no sistema de transporte coletivo em todo o Vale do Aço esta semana. A informação é do Sinttrocel (Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Rodoviário de Coronel Fabriciano).

Segundo o comunicado, até o momento, das empresas que operam na região: Univale, Saritur e Acaiaca, apenas a primeira apresentou sua contraproposta, o que não foi feito pelas demais. O valor oferecido pela Univale já foi inclusive aceito pelos funcionários e o acordo homologado.

No entanto, após duas rodadas de negociações, não houve avanço nas discussões com a Saritur e a Acaiaca. As empregadoras alegam não ser possível apresentar uma contraproposta antes de uma discussão com o executivo dos municípios, cuja reunião está agendada para o dia 09 de maio.

Ainda de acordo com o sindicato, os trabalhadores estão sem recomposição salarial desde 2019, com reajuste zero em 2020 e índice abaixo da inflação em 2021, em virtude da pandemia da covid-19. Outros problemas como a falta de recolhimento do FGTS por parte da empresa; a apuração incorreta de jornada; o não pagamento de horas extras e a retirada de cobradores do transporte coletivo prejudicam as condições de trabalho dos rodoviários. Além disso, a inflação acumulada de março chegou ao patamar acima de 11%.

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM

Home – IBI – Custom AD2