A cidade de Capelinha, de 40 mil habitantes, considerada a Suíça do Vale do Jequitinhonha, por sua quota de atitude acima de 1 mil metros e seu clima agradável, entrou no final de abril para o rol das cidades do interior do país com um hospital apto para realizar cirurgias ortopédicas. O feito foi realizado pela equipe dos ortopedistas Gustavo Neiva e Lauro Macedo, do hospital São Vicente de Paulo.
A cirurgia pioneira foi realizada em paciente de 30 anos, que havia sido vítima de um acidente de moto e que chegou ao São Vicente com fratura e lesão na mão e no pé esquerdos, necessitando do procedimento cirúrgico, que durou cerca de três horas. Na intervenção, os ortopedistas contaram com o apoio do médico anestesista Gustavo Neiva, das técnicas de enfermagem Maria Aparecida Gomes e Géssica Araújo, além do técnico em radiologia Wesley Cordeiro Otoni.
Fundado em 1951, o Hospital São Vicente pertence desde 2011 a uma entidade filantrópica de direito privado e sem fins lucrativos. Além disso, conta com apoio maciço e grandes investimentos da atual administração municipal. A adoção dessa política permitiu que a unidade hospitalar possa prestar diversos atendimentos, pelo SUS à população local. Atualmente, possui 55 leitos, com atendimento às clínicas médica, cirúrgica, obstétrica, pediátrica, ortopédica e cardiológica de menor complexidade.