Empresa do Vale do Aço do segmento siderúrgico obteve financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Social, BNDES, na ordem de R$32 milhões.
A Cipalam, empresa do segmento siderúrgico com unidades em Ipatinga e Santana do Paraíso, obteve financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Social, BNDES, programa “Crédito ASG”, que se caracteriza pela oferta de condições financeiras para clientes que comprovem a melhoria de indicadores e práticas eficientes nas áreas ambiental, social e de governança. Essa é a primeira vez que o BNDES aprova um financiamento condicionado à realização deste tipo de inventário. Para tanto, a empresa contratou uma consultoria especializada para identificar, no monitoramento das fontes de emissão de resíduos, formas de diminuí-los.
Condições
O Inventário para gases de efeito estufa permite o monitoramento das fontes de emissão destes resíduos. Trata-se de uma ferramenta de gestão para que empresas possam ter controle com vistas à diminuição das emissões. Além da concessão do compromisso de realização do inventário de gases, a concessão do crédito está condicionada a apresentação do certificado ambiental ISO 14001 e requer a criação e divulgação no site da empresa de política de responsabilidade socioambiental, incorporação de focos prioritários em educação e diversidade na política social com a apresentação de relatório de sustentabilidade.