Em mais uma atividade em alusão à Semana Municipal de Conscientização sobre o Autismo, a Comissão de Saúde da Câmara de Ipatinga vai realizar uma Audiência Pública para debater a qualidade e o alcance dos serviços oferecidos pelos planos de saúde às pessoas com Transtorno do Espectro Autista. Foram convidados representantes do Ministério Público, da Defensoria Pública, do Procon e das principais operadoras dos planos de saúde da região.
O vereador Daniel do Bem, presidente da Comissão de Saúde da Câmara, pontua que a iniciativa de se realizar uma audiência pública com esse tema se dá pelo clamor das mães e familiares de autistas, que atestam o atendimento ineficaz às necessidades de terapias dos filhos por meio dos planos de saúde. “Recebemos diversas reclamações de mães, pais e familiares dos autistas, dizendo que os planos impõem limites na quantidade de terapias, fazendo com que o tratamento não seja tão eficaz quanto as crianças precisam para se desenvolver. Por meio da Audiência Pública, vamos levar essas demandas aos órgãos competentes, juntamente com as justificativas que os planos apresentarem para que, dessa forma, uma solução que atenda as famílias e seja viável para os planos possa ser encontrada”.
A audiência pública será realizada no Plenário da Câmara Municipal de Ipatinga, nesta quarta-feira, dia 06 de abril, a partir das 18h30. O evento é aberto ao público.