BANNER CENIBRA QUEIMADAS 2024

UFJF/GV reabre as portas oferecendo serviços de apoio à saúde mental

Depois de dois anos fechado, por causa da pandemia, o campus da UFJF em Valadares retomou nesta segunda-feira, 18, suas atividades, ministrando além de aulas, ações de apoio aos estudantes que estarão regressando, como a do curso de Psicologia, que prestará atendimentos na área de saúde mental. A equipe contará com psicólogos, assistentes sociais e pedagogos, que também desenvolverão as mesmas ações na sede da universidade, em Juiz de Fora.

Para solicitar as consultas, o estudante deve acessar o Serviço de Atendimento Unificado (SAU) na barra Estudante, abrindo um novo ticket e preenchendo os campos solicitados no formulário. Em até 72 horas o profissional pelo qual o estudante optou responderá o pedido. O serviço está condicionado à disponibilidade de vagas e horários dos profissionais, mas pode ser pedido a qualquer momento, exclusivamente pelo SAU.

Seu objetivo será oferecer um espaço de acolhimento e escuta, para os estudantes no enfrentamento de questões de natureza psicológica, afetiva e emocional que podem ocorrer durante sua passagem pela universidade comprometendo a sua vivência acadêmica ou o seu desempenho. Além dos atendimentos individuais de curta duração e em grupo, os psicólogos poderão fornecer encaminhamentos para outros serviços, quando necessário.

“Sabemos que a pandemia, para além dos problemas diretos de contágio, gerou um grande impacto na saúde mental da população. A volta das atividades presenciais UFJF é um novo momento de adaptação, expectativas que necessitam de um cuidado contínuo. Por isso, é importante que a universidade também esteja preparada para esse acolhimento e o momento que estamos vivendo”, comentou o coordenador do Cepreia (Centro de Pesquisa, Intervenção e Avaliação em Álcool e Outras Drogas) e professor do curso de Psicologia Telmo Mota Ronzani.

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM