A proteção contra a gripe Influenza (Gripe) e doenças como Sarampo, Caxumba e Rubéola é o foco da campanha de vacinação que acontece neste sábado, 30, em Fabriciano e Virginópolis. O Dia D, como geralmente é chamado, deixará abertas a maioria das unidades de saúde.
Em Virginópolis será de 7h30 às 15h30 e em Fabriciano, entre 8h e 17h. Em todos os casos, a determinação do Ministério da Saúde é atender todos os moradores descritos no público prioritário.
Em Fabriciano, apenas as unidades do Manoel Maia e Cocais não funcionarão no Dia D. Nestes locais, a população deve se informação sobre a programação.
A influenza deve ser ministrada em crianças a partir de seis meses até cinco anos; idosos com 60 anos ou mais; gestantes e puérperas; pessoas com comorbidades ou deficiência permanente; trabalhadores da saúde, educação (professores), sistema prisional, transporte coletivo e portuários e caminhoneiros; forças de segurança e salvamento, forças armadas e adolescentes com medida socioeducativa.
Já a vacina tríplice viral é destinada a crianças de 6 meses menores de 5 anos e trabalhadores da saúde. É preciso levar a caderneta de vacinação (cartão de vacinas) para atualização. Pessoas com vacinas em atraso pode tomar as doses que estiverem faltando.