A tão sonhada pavimentação da Estrada da Amizade pode, finalmente, sair do papel. Segundo informações da Assembleia da Região Metropolitana do Vale do Aço, realizada no dia 11 na sede da Armva (Agência da Região Metropolitana) uma verba, de cerca de R$ 400 mil será destinada para obras de revitalização, por meio de emenda parlamentar.
Inaugurada na década de 70, a Estrada da Amizade é um trecho de 6,4 quilômetros, ligando os bairros Limoeiro e Bom Jardim, em Ipatinga ao Santa Cruz e Floresta, em Coronel Fabriciano, sendo considerado a ligação mais curta entre as duas maiores cidades do Vale do Aço, integrando, diretamente, uma população de cerca de 50 mil pessoas.
Entre os anos de 2003 e 2004, um plano de pavimentação quase saiu do papel. Ele foi orçado em R$ 2,5 milhões e várias reuniões foram realizadas, evolvendo vereadores e autoridades estaduais e federais na área de transporte. Mas nada aconteceu. Volta e meia, o assunto volta à baila, mas não segue adiante, salvo pequenas intervenções e serviços de limpeza e conservação.