O novo modelo da carteira de identidade apresentado pelo governo indica algumas mudanças em relação ao modelo anterior, que perdurou por mais de cinco décadas no país. Por isso, algumas pessoas se questionam se as transformações poderiam, por exemplo, substituir alguns documentos como CNH e passaporte. Sendo assim, entenda mais sobre o RG Digital e o que muda com ele.
O novo modelo de RG será digital, tendo como base o CPF e, claro, valerá em todo o território nacional. Além disso, uma das grandes mudanças é que ele apresentará um QR Code para checar autenticidade e com numeração única. Isso visa diminuir a possibilidade de fraudes e falsificações.
Até o momento, a informação é de que a solicitação da carteira de identidade será feita por cada estado. Sendo assim, em caso de perda ou furto, ao fazer a solicitação de um novo RG outro número será visto no documento.
Uma das maiores dúvidas sobre a implementação do novo RG é pela sua possível substituição de outros documentos, principalmente a CNH e o passaporte. Segundo o governo federal, essa afirmação não procede, visto que são documentos com finalidades diferentes. Portanto, seu uso ainda deve ocorrer nos casos em que seja necessário apresentação.
No entanto, a adição do código MRZ no novo RG permite que o cidadão possa utilizá-lo em viagens internacionais no território do Mercosul. Segundo informações oficiais, isso será possível porque entrará no padrão exigido internacionalmente. No entanto, ele não exclui a necessidade de estar com o passaporte para verificação.