Depois de uma pausa de dois anos, por causa da pandemia, a poder legislativo de Ipatinga retomará este com a Câmara Mirim. O projeto consiste na eleição de estudantes de escolas públicas e particulares como “vereadores mirins”, que ao longo de mandato, discutem, analise e votam propostas que depois são transformadas em leis pela Câmara.
Segundo a vereadora Cecília Ferramenta, presidente da Escola do Legislativo – que coordena o projeto – a eleição acontecerá na próxima semana, entre nos dias 25, 26 e 27. Em virtude da greve que envolveu as escolas estaduais, a escolha dos representantes dessas escolas será nos dias 16, 17 e 18 de maio. Os eleitos terão mandato até o final de 2023. A Gerência de Informática da Casa Legislativa desenvolveu um sistema que possibilitará que o aluno vote em um computador na escola, o que irá proporcionar uma rápida apuração dos eleitos.
“Estamos felizes porque os alunos têm demonstrando grande empolgação em todo o processo, que envolve 34 escolas, com participação efetiva dos coordenadores, professores e da própria família”, frisou Cecília. Segundo ela, um dos objetivos do projeto é a promoção da educação cidadã. “Eles irão, além de aprender sobre o processo legislativo em si, conhecer temas de relevância e apresentar propostas que podem se tornar leis”, disse a vereadora.