A tão sonhada expansão do Aeroporto Regional do Vale do Aço, que já tem até um esboço de projeto, mas ainda continua longe de sair do papel, foi tema de uma reunião esta semana da assembleia da Armva (Agência da Região Metropolitana Vale do Aço). Neste encontro, foi apresentado o plano diretor, que mostrou em detalhes como deverão ficar os principais espaços do aeródromo após as prometidas reformas.
Foi possível vislumbrar como será, por exemplo, a nova área de estacionamento, o hangar, a futura oficina para manutenção das aeronaves, a nova sala de embarque, e o terminal de cargas e de passageiros. Outro ponto destacado e de suma importância é a expansão do pátio, que permitirá o estacionamento de estacionamento de aviões de maior porte como o Boeing 737, o Airbus A319 e 320 e o Embraer 190 e 195.
Além disso, foi discutido um novo acesso ao local, por meio de um contorno passando por debaixo da ponte metálica e da linha férrea. O projeto será uma parceria entre a Vale, que ficará responsável pela transposição, e a Prefeitura de Paraíso que fará as alças de acesso.
“Essa reunião veio para coroar vários avanços que já têm sido notados pela atuação intensa seja do governo do Estado, mas também, principalmente, da atuação intensa dos nossos quatro prefeitos aqui da Região Metropolitana do Vale do Aço”, destacou o diretor da Agência Metropolitana do Vale do Aço.