HOME HEADER FSFX 03
HOME HEADER FSFX 05
HOME HEADER FSFX 02
HOME HEADER FSFX 01
HOME HEADER FSFX 04
HOME HEADER FSFX 06
HEADER – DESTAQUES VALE DO AÇO – BNDF

Desfile das escolas de samba de São Paulo são marcados por protestos políticos

O retorno dos desfiles de Carnaval, realizados fora de época este ano, foram marcados por manifestações políticas pelas escolas de samba de São Paulo. Críticas ao governo federal estiveram misturadas a protestos contra o racismo, a homofobia e a intolerância religiosa durante a passagem das maiores agremiações pela Avenida Anhembi, novo palco do Carnaval paulista.

A Rosas de Ouro fez a crítica mais explícita ao presidente Jair Bolsonaro. O último carro da agremiação mostrou um sósia de Bolsonaro que se “transformou” em um jacaré, referência a um pronunciamento feito por ele sobre a vacinação contra a Covid-19. O enredo da escola de samba, com o tema “Cura”, falou sobre rituais e caminhos para curar todos os males através da fé, da magia, da ciência e, claro, do samba.

A Gaviões da Fiel trouxe o enredo “Basta!” e abordou na avenida diversas injustiças na sociedade. Em uma das alegorias, era possível ver uma pessoa esquelética, simulando alguém em situação de fome e, à sua frente, um prato de ossos. O presidente Jair Bolsonaro também foi retratado pela escola, em forma de um presidente fascista.

A Águia de Ouro, última campeã do Carnaval paulista, abordou a intolerância religiosa em seu enredo, que homenageou as entidades do candomblé.

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM

Home – IBI – Custom AD2