HEADER – FSFX – CAPACITAÇÃO PCD

Procon coíbe aumento antecipado de gasolina em Timóteo

O anúncio do amento dos combustíveis nesta quinta-feira,10, acarretou numa corrida maluca aos postos de venda do Vale do Aço. Em todos eles, filas se formaram e a espera chegou a até quase uma hora para abastecer.

Como forma de coibir essa ação abusiva, o Procon de Timóteo realizou ainda na noite de quinta-feira e também durante esta sexta-feira, 11, uma ação de fiscalização nos postos, haja vista que alguns estabelecimentos se adiantaram na elevação de preços sem que esse aumento tivesse sido repassado pelas refinarias.

Conforme explicou o gerente do Procon, Silvio dos Santos Ribeiro, a elevação dos preços só poderia ocorrer a partir da zero hora desta sexta-feira, 11 e o aumento antes disso configurou prática abusiva na relação de consumo.

Na abordagem aos postos foi exigida a nota fiscal de compra dos combustíveis. Ao todo foram visitados 10 estabelecimentos e 4 foram notificados com auto de infração. Os proprietários dos estabelecimentos têm 10 dias para apresentar defesa.

“Essa atitude de reajustar o preço antes mesmo de o aumento chegar nas refinarias representa uma prática abusiva e implica numa série de consequências negativas para a população, pois impacta diretamente no preço das mercadorias. Esse controle é importante para manter o equilíbrio nas relações de consumo”, ponderou o gerente.

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM