Os usuários do transporte coletivo de Ipatinga com mais de 65 anos e que tenham interesse, poderão, a partir de agora, fazer uso do cartão de gratuidade. A decisão do município tem o objetivo de garantir maior conforto aos usuários, já que esse público passa a ter acesso à parte de trás dos veículos, sem objeção para rodar a roleta e se deslocar no interior da lotação em que embarcar.
Pela lei federal, quem está nessa faixa etária, precisa apenas apresentar um documento oficial de identidade, não sendo necessário qualquer cadastro prévio para este uso. Entretanto, eles ficam restritos a usarem apenas a parte dianteira dos veículos (antes da roleta), o que gera certo desconforto.
Os interessados deverão comparecer ao Departamento de Transporte e Trânsito (Detra), na Suplan (rua Graciliano Ramos, 719, Cidade Nobre), a partir da próxima segunda-feira, 14, a fim de formalizar o pedido do cartão. O mesmo será confeccionado na hora e sem taxa. O horário de atendimento é de 13h às 16h, de segunda a sexta, e o prazo se estende até o dia 31 de março.
Na ocasião, os cidadãos devem apresentar os seguintes documentos: cédula de identidade, CPF e comprovante de endereço do município, original e cópia.