Pelo menos 60 mil animais (cães e gatos) poderão, à partir de 2022, terem um microchip de identificação em 70 municípios de todas as regiões de Minas. A ação faz parte do acordo feito pelo Governo estadual com o programa “Conheça Seu Amigo”, que realizará a microchipagem de cães e gatos de rua, sob tutela de ONGs ou pertencentes à população de baixa renda. O governador Romeu Zema e a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, participaram do evento de início do programa, realizado na Cidade Administrativa.
O abandono de animais e a existência de cães e gatos sem dono são dois dos principais problemas enfrentados quando o assunto é a fauna doméstica. Mas, com a microchipagem, o município, ao localizar algum desses animais na rua, poderá usar o leitor do microchip para identificar a condição do cachorro ou gato encontrado. Será possível, por exemplo, verificar se o animal possui um tutor e, caso positivo, ele será acionado para buscar o pet.
Para isso, eerão disponibilizados microchips em número equivalente a 10% da população total de cães e gatos, conforme estimativa populacional feita pelo Ministério da Saúde disponível para consulta. Como contrapartida, os municípios deverão promover a castração dos animais microchipados e inserir os dados de cada indivíduo no Banco de Dados do Estado, conforme formato estabelecido pela Semad.
“Tivemos muitos abandonos de animais domésticos durante a pandemia. E, para fazer política pública, é preciso conhecer esses animais, rastrear e acompanhar. Por isso, esses microchips entregues são tão importantes. A causa da fauna doméstica não é só uma questão ambiental e de saúde pública; ela mobiliza tanto que passa a ser uma questão afetiva. As pessoas têm amor por esses animais”, completou a secretária.
Nas regiões dos vales do Aço, Doce, Jequitinhonha, Mucuri e Zona da Mata, foram contemplados com o projeto os municípios de: Ipatinga, Fabriciano, Guanhães, Ipanema, Manhuaçu, Mutum, Matipó, Ponte Nova, Viçosa e Teofilo Otoni.