HOME HEADER FSFX 01
HOME HEADER FSFX 03
HOME HEADER FSFX 06
HOME HEADER FSFX 02
HOME HEADER FSFX 04
HOME HEADER FSFX 05
HEADER – DESTAQUES VALE DO AÇO – BNDF

Presidente da Petrocity visita FIEMG e anuncia megaprojeto de ferrovias

Corredor de exportação ligará Distrito Federal ao Espírito Santo passando por 41 cidades de Minas. Investimento é estimado em até R$ 30 bi.

Os presidentes da Petrocity, José Roberto Barbosa da Silva, e da FIEMG, Flávio Roscoe, reuniram-se, na sede da entidade, em Belo Horizonte, na última terça-feira (08). Os empresários conversaram sobre o anúncio do megaprojeto de construção de três ferrovias que ligarão o Distrito Federal ao Espírito Santo, passando por 41 cidades de Minas.

O corredor de exportação, já iniciado, será financiado com recurso privado, estimado em até R$ 30 bilhões, e tem conclusão prevista para 2032. Ao todo, mais de cinco mil empregos devem ser gerados. O encontro também contou com a presença do presidente da FIEMG Regional Vale do Aço, Flaviano Mirco Gaggiato.

Relacionamento

Para Gaggiato, participar desde o início dos estudos quando recebemos em 2019, a primeira apresentação no Vale do Aço proporcionou o estreitamento do relacionamento com a empresa. “Ao retornarem 2021, observamos um ambiente mais auspicioso para tornar os estudos em empreendimento e o empreendimento em realidade. O marco ferroviário foi muito importante para dar maior impulso, convencer atores e incluir investidores”.

Para José Roberto, presidente da Petrocity, o sonho era de uma ferrovia que ligasse São Mateus a Sete lagoas. Por sugestão do próprio ministro da Infraestrutura Tarcísio de Freitas, o ponto de partida da ferrovia deveria sair de Brasília.A JK vai ser a ferrovia principal, estendida até São Mateus, passando por Barra de São Francisco, onde receberá os vagões da EFMES, que ligará Ipatinga a Barra de São Francisco”.  serão 1.300km de Brasília a São Mateus, a maior ferrovia privada do Brasil, e mais 200 km de Barra de São Francisco a Ipatinga”.  

A Petrocity Ferrovias tem 2.300km de linhas férreas integradas e com pedido de autorização junto ao Ministério da Infraestrutura. Além da JK e da EFMES, tem mais 700 km da Estrada de Ferro Planalto Central, ligando Unaí (MG) a Campos Verdes (GO) e outros 50 km de Corumbá de Goiás a Anápolis, para fazer a interligação com a EF 030.

Entrevista

Você pode assistir a entrevista com o presidente da Petrocity aqui: https://youtu.be/6eWjdyeYtM0

 

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM

Home – IBI – Custom AD2