Um Guia Completo para você, enfim, adicionar a sua marca, empresa ou negócio dentro do Google, e o melhor, sem pagar nada.
Pense em um usuário que procura por algo relacionado ao seu negócio no Google e, em resposta, o seu negócio aparece já na primeira página, em destaque e com todas as informações ao alcance do potencial cliente.
Já imaginou?
Ter uma presença digital forte, especialmente no contexto atual, representa mais visibilidade, interação com clientes locais e, em potencial, mais conversões.
E isso é basicamente tudo que um empreendedor mais deseja.
Tudo o que você precisa fazer é conferir este texto até o fim, então, siga acompanhando!
Achou o texto grande, mas ainda quer colocar sua empresa no Google? Entre em contato agora e pague R$ 300,00 pelo serviço.
Como colocar sua empresa no Google?
Existem várias maneiras de dar visibilidade a uma empresa, colocando ela no Google.
O marketing digital permite que diferentes estratégias sejam utilizadas, como a produção de conteúdo com técnicas de SEO, divulgação de anúncios no Google e muitas outras.
Tudo depende dos seus objetivos e do seu orçamento, é claro.
Vamos focar em duas ferramentas distintas, embora complementares: o Google Meu Negócio e o Google Maps.
Ambas podem ser muito úteis na tarefa de aumentar o alcance do seu negócio e fazer com que ele seja mais facilmente encontrado por seus clientes locais.
E o melhor: sem que para isso você precise desembolsar um centavo sequer.
Tudo começa com o seu acesso à plataforma do Google Meu Negócio, com o preenchimento das informações sobre sua empresa, a autorização para o gerenciamento do empreendimento e confirmação do seu endereço.
Essa última etapa é um pouco mais demorada, pois necessita de um código, entregue pelos Correios, para que você possa editar informações nos mapas.
O envio desse código pode levar até 15 dias úteis.
O que é e para o que serve o Google Meu Negócio?
O Google Meu Negócio é uma plataforma gratuita lançada pelo Google em 2014.
É voltada para empreendedores divulgarem suas empresas nas redes de pesquisa e no Google Maps.
Ou seja, a ferramenta funciona como um canal direto entre empreendimento e o cliente.
O primeiro consegue mostrar sua marca dentro da internet e o segundo tem a oportunidade de conferir informações de contato, endereço, horários de funcionamento, tudo de forma rápida.
Como a minha empresa aparecerá no Google Meu Negócio?
O potencial cliente conseguirá ter acesso às informações locais mais relevantes, quando fizer a pesquisa referente ao seu serviço/produto no Google.
Em sua tela, o empreendimento vai apresentar dados como:
- Endereço: localização completa do estabelecimento com CEP e tudo
- Contatos: telefone, site, e-mail e redes sociais da empresa
- Funcionamento: dias e horários em que a loja está aberta
- Horários de pico: períodos em que a empresa recebe maior tráfego (essa informação aparecerá com o tempo, quando muitos usuários passarem a visitar o seu negócio com frequência)
- Fotos: imagens de diferentes ângulos para dar uma noção mais geral da empresa
- Eventos: programação de atividades que estão para acontecer
- Perguntas e respostas: espaço de interação direta com o cliente para tirar dúvidas
- Avaliações: médias das notas atribuídas ao estabelecimento pelos clientes, analisando produtos e serviços.
Quais são as Vantagens?
Empresa mais confiável
O Google é uma das principais marcas da internet, o que torna ele, um dos principais meios de pesquisas do mundo.
O fato do seu negócio ter informações checadas e a avaliadas pelo buscador faz com que a probabilidade das pessoas acessarem o seu empreendimento dobre.
Mais acessos
Se o seu negócio está dentro da principal forma de pesquisa, isso faz sua empresa ser confiável, logo, garante mais cliques.
Isso vale especialmente quando há uma maior riqueza de detalhes nas informações e um elevado grau de interação com os clientes.
Mensuração de resultados
Com o Google Meu Negócio, é possível acompanhar de perto algumas métricas importantes, como de onde vem os cliques na sua empresa, o número de pedidos de rota no Maps e a quantidade de ligações diárias recebidas a partir do telefone divulgado, por exemplo.
Ajuda personalizada
Uma busca no Google pode ser bem específica.
Quando um usuário procura por um produto, serviço ou negócio local, sua empresa, caso atenda aos termos da pesquisa, pode aparecer nos primeiros resultados.
Mais interação e proximidade com o público
Perguntas e respostas, avaliações, espaço para comentários e feedbacks.
Todos esses recursos disponibilizados pela ferramenta, se bem utilizados, permitem que se crie uma relação mais próxima com o cliente.
Maior alcance
Sua empresa vai ser mais vista pelos clientes e potenciais clientes.
Mesmo que seja um negócio de abrangência local, a aparição no Google faz com que pessoas de outros lugares possam se interessar pelos seus produtos e serviços.
Está achando o texto grande, mas ainda quer colocar sua empresa no Google? Entre em contato agora e pague R$ 300,00 pelo serviço.
Dicas para otimizar o seu perfil Google Meu Negócio
Para aproveitar ao máximo esses e outros benefícios do Google Meu Negócio, trago agora dicas de otimização para o seu perfil.
Confira!
1. Utilize o Search Console
O Google Search Console é a maneira mais rápida e eficaz de você verificar a sua empresa localmente.
A verificação nada mais é do que confirmar a validade das informações divulgadas e assegurar que somente o gestor pode ter acesso a elas.
Quanto mais veloz for esse processo, mais rápido seus dados comerciais vão estar qualificados para serem exibidos nas redes de pesquisa, no Google Maps e em outros serviços da empresa de tecnologia.
2. Conecte o site às redes sociais
O Google Meu Negócio possui uma ferramenta muito útil, chamada de Google Postagens.
Ela permite, entre outras tarefas, produzir conteúdos em diferentes formatos para divulgar ainda mais a sua empresa.
O único “porém” é que essas publicações têm prazo de validade, ficando disponíveis apenas por um período de até 14 dias.
Para garantir que esse material não se perca e chegue a mais pessoas, é fundamental conectar o site às suas redes sociais.
Assim, inclusive, é possível fazer campanhas complementares com URLs próprias.
3. Coloque sua empresa no Google Maps
Marcar seu negócio no mapa é muito útil, pois os clientes podem encontrar a sua empresa ao procurar por estabelecimentos nas proximidades.
Nem sempre uma busca vai se dar nas redes de pesquisa – e ter uma presença extra no Google Maps pode ser de fundamental ajuda.
Com o recurso de geolocalização, é possível traçar rotas e encontrar o melhor caminho para chegar até a sua loja.
4. Poste fotos com geolocalização
Você sabia que estabelecimentos com fotos recebem 35% mais cliques?
Isso é ótimo, mas apenas belas imagens podem não ser suficientes.
Experimente adicionar a elas geo-tags para que sejam acrescentadas coordenadas locais exatas.
Lembre que toda a sua listagem é baseada em sua localização e no Google Maps.
Então, vale a pena investir nesse recurso para fortalecer a sua marca frente aos buscadores.
5. Peça para seus clientes avaliarem seu perfil Google Meu Negócio
Clientes engajados demonstram para os buscadores que a sua empresa está indo bem.
Por isso, vale incentivar os consumidores a interagirem no seu perfil do Google Meu Negócio.
Avaliações, feedbacks, questionamentos e mesmo sugestões e críticas contam pontos positivos e podem ajudar no ranquemento das SERPs.
6. Escreve artigos para o público da sua região
O Google Meu Negócio pode ser o seu grande parceiro no fortalecimento da sua marca localmente.
No entanto, você também precisa fazer a sua parte.
Na hora de produzir conteúdos, inserir publicidades ou realizar promoções, pense no público da sua região.
Afinal, ele é o seu principal cliente.
O que é e para o que serve o Google Maps?
O Google Maps é um software de geolocalização gratuito, que permite acessar imagens de mapas e satélites da Terra para fins de pesquisa ou mesmo de visualização.
O que muita gente não sabe é que a ferramenta oferece mais uma série de recursos que também podem ser muito úteis, inclusive para o seu negócio, como:
- Status de transporte público: estima a lotação, eventuais atrasos, mostra mudanças no trajeto e divulga horários e paradas de ônibus, trens e metrôs
- Lotação de bares e restaurantes: na aba horários de pico, é possível ver o melhor momento para fugir das aglomerações
- Ingressos de cinema: traz informações sobre as sessões e, em alguns casos, a possibilidade de comprar entradas online
- Integração com apps de música: permite ouvir seus artistas favoritos sem sair da tela de navegação
- Locais mais bem avaliados: faz um filtro, por categoria, dos estabelecimentos com as notas mais altas conforme os filtros selecionados
- Compartilhar localização: garante que você possa acompanhar em tempo real o deslocamento de alguém
- Alerta contra desastres naturais: mostra se existe qualquer incidente desse tipo nas proximidades
- Recomendação de estabelecimentos: personaliza indicações de locais conforme as preferências do usuário.
Vantagens de aparecer no Google Maps
Assim como o Google Meu Negócio pode ser uma grande vitrine para a sua empresa, o Maps não deixa a desejar.
Tudo vai depender da maneira com que você gerencia a sua presença digital.
Conforme acabei de mostrar, a ferramenta conta com serviços que podem ser muito interessantes para um estabelecimento se gerenciados de maneira assertiva.
Se você oferecer um atendimento diferenciado e validar essas informações, as chances da sua loja estar entre os “Locais mais bem avaliados” e aparecer entre as “Recomendações de estabelecimentos” aumentam.
O mesmo vale para o recurso de “Horários de Pico”.
Quanto maior for a riqueza de detalhes desses dados, mais credibilidade você vai passar para os seus clientes locais.
Além disso, você sabia que 76% das buscas realizadas em dispositivos móveis são para negócios locais?
Então, aparecer no Google Maps é meio caminho para aumentar sua visibilidade.
A seguir, listo outras quatro vantagens de marcar presença no software de geolocalização do Google:
- Fortalecimento do SEO local
- Ter uma presença digital de qualidade, sem pagar nada por isso
- Mais uma fonte de tráfego para o seu site
- É o serviço de geolocalização mais usado no mundo.
Como colocar o ícone da minha empresa no Google Maps?
Os marcadores de lugar são recursos gráficos que mostram informações relevantes de empresas, atrações turísticas, serviços públicos, entre outros nos mapas base do Google Maps.
A colocação desse ícone é feita por meio de algoritmos que levam em conta inúmeros fatores, como precisão dos dados comerciais, relevância e qualidade do conteúdo vinculado ao elemento em questão.
No caso de uma empresa, por exemplo, confirmar, reivindicar e validar o seu negócio ajudam na colocação do marcador de lugar.
Se, por acaso, acontecer qualquer problema na marcação do seu ícone, como localização imprecisa, por exemplo, é possível reportar o erro.
A correção pode durar até um mês para ser feita, mas é segura.
Dicas para ter melhores resultados no Google Maps
Não aproveitar todo o potencial que o Google Maps tem a oferecer seria um desperdício.
Por isso, para finalizar este conteúdo, separei uma lista de dicas para você otimizar o uso dessa ferramenta tão poderosa.
Acompanhe!
Ofereça informações detalhadas e relevantes
Capriche na descrição dos seus produtos e serviços.
Os campos estão ali para serem preenchidos e quanto maior for a riqueza de detalhes, melhor.
O cliente não quer saber apenas a localização do estabelecimento ou o contato, mas se ele aceita animais, se possui wi-fi e se conta com estacionamento, por exemplo.
Realize atualizações quando necessário
É muito desagradável para o consumidor acessar uma empresa com informações desatualizadas.
Se o seu estabelecimento passou por uma mudança no horário de funcionamento durante a pandemia, trocou o número de telefone ou teve qualquer outro tipo de alteração, informe ao seu público.
Invista em imagens de qualidade
Encare a sua presença no Google Maps como o seu grande cartão de visitas.
Ou seja, invista em fotos de qualidade, originais, que passam algum tipo de mensagem para o público.
Se achar necessário, contrate um fotógrafo profissional.
Lembre que a comunicação visual conta muito.
Anuncie
Da mesma forma que é possível criar posts patrocinados em redes de pesquisa e de display, o mesmo pode ser feito no Google Maps.
Aqui, os anúncios também ganham destaque e são exibidos no topo da lista local.
Já nos mapas, eles aparecem com indicadores coloridos.
Acompanhe e otimize sua estratégia
Como falei, o Maps pode funcionar como um aliado do Google Meu Negócio.
Na aba de Gestão de Controle, você pode analisar suas estratégias e fazer melhorias a fim de conquistar os resultados traçados.
Com métricas como onde os clientes encontram seu estabelecimento (plataforma e canais) e de que maneira acontecem essas buscas (palavras-chave, nome ou tipo de serviço), é possível verificar se a empresa está cumprindo o seu objetivo e o que pode ser feito para melhorar os números.
Conclusão
Não há dúvidas de que, em um mundo globalizado, visibilidade e alcance são muito importantes.
Nesse sentido, não há vitrine maior que a internet e ferramenta mais útil que o marketing digital.
Serviços como o Google Meu Negócio e o Google Maps ajudam na divulgação da sua marca.
Porém, sozinhos, não fazem milagres.
Você também precisa fazer a sua parte e oferecer soluções personalizadas para os seus clientes.
Continua achando o texto grande, mas ainda quer colocar sua empresa no Google? Entre em contato agora e pague R$ 300,00 pelo serviço.
Fonte: Neil Patel