Tomou posse nesta quinta-feira, 11, como novo oficial comandante da 12ª RPM (Região de Policiamento Militar), o coronel Juliano Fábio Lemos Dias. Lemos, que já comandou o 14º Batalhão, em Ipatinga, no posto de tenente-coronel, estava atualmente como chefe da 5ª RPM, sediada em Uberaba, no Triângulo Mineiro.
Ele assumirá o posto do coronel Gildásio Gonçalves, que foi designado para 11º RPM, em Montes Claros. De volta à região, Lemos será o responsável pela coordenação geral de uma área de 30,7 mil quilômetros quadrados (maior que os estados de Sergipe e Alagoas); que abrange cinco batalhões (11º – Manhuaçu; 14º – Ipatinga; 26º – Itabira, 58º – Fabriciano; 62º – Caratinga); três companhias independentes (12ª de Meio Ambiente e Trânsito – Ipatinga; 17ª – João Monlevade e 21ª Ponte Nova); congregando 97 municípios.
Em seu discurso de posse, o coronel falou sobre a meta de reduzir ainda mais os índices de criminalidade, que a cada ano vem caindo na área da 12ª RPM. E de manter o legado deixado pelo coronel Gildásio, como o projeto Panóptico, que é o acompanhamento de beneficiários da Lei de Execuções Penais, o que incidiu de forma direta nos registros de homicídios.