Secretaria de Planejamento ressalta importância da participação e empenho de todos para se construir uma proposta que atenda aos anseios da sociedade
Ainda sem data definida para sua conclusão, a Prefeitura de Ipatinga começou esta semana o trabalho de revisão do atual Plano Diretor. Segundo o secretário de Planejamento, Paulo George, o objetivo é fazer com que a cidade cresça com planejamento e desenvolvimento sustentável. “Todas as áreas que não estejam situadas no perímetro urbano deverão participar do planejamento”.
Segundo ele, as etapas de trabalho serão divididas da seguinte forma: Etapa 1 – pactuação da metodologia de revisão; Etapa 2 – diagnóstico de execução do plano; Etapa 3 – consulta pública e envio de propostas; Etapa 4 – elaboração do projeto de lei; Etapa 5 – consulta pública à população, e Etapa 6 – ajustes finais no projeto de lei e envio para a Câmara Municipal.
Durante as etapas acontecerão, reuniões dos GTs (Grupos de Trabalho) do Conselho da Cidade, com foco em diversas áreas: Participação Social; Habitação; Saneamento e Meio Ambiente; Planejamento e Gestão de Solo, e Transporte, Trânsito e Mobilidade, caso alguém queira participar enquanto representante ou membro da sociedade ou de alguma associação de bairro, podem procurar a Secretaria de Planejamento da prefeitura para fazer sua inscrição.
Posteriormente, será feito o envio do projeto de lei ao gabinete do prefeito e à Câmara Municipal, dando-se o acompanhamento da discussão em plenário até a votação em redação final. A implementação do Sistema de Gestão corresponde à etapa pós-aprovação da lei na Câmara de Vereadores. A Prefeitura então deverá estruturar o Sistema de Gestão conforme as diretrizes aprovadas no projeto de lei.