A Prefeitura de Ipatinga fez um novo alerta esta semana para a necessidade de renovação, até 4 de março, do cartão gratuidade no transporte coletivo. Após o encerramento deste prazo, quem não estiver regularizado, terá o acesso aos ônibus bloqueado. Devem regularizar a situação as pessoas entre 60 a 65 anos; deficientes físicos; pacientes portadores de câncer, em tratamento; portadores de imunodeficiência humana e adquirida.
Os beneficiários devem formalizar o pedido com o preenchimento de um formulário que pode ser retirado em qualquer unidade do CRAS ou na Secretaria de Serviços Urbanos (Sesuma), no 5º andar da prefeitura. Há, ainda, a opção do endereço eletrônico www.ipatinga.mg.gov.br. Após preenchido, o formulário, anexado aos demais documentos exigidos, deve ser protocolado na Central de Atendimento Tributário (CEAT), no andar térreo do prédio-sede do Executivo.
Para protocolar presencialmente, o beneficiário deverá fazer agendamento prévio por meio do endereço eletrônico https://agendamento.ipatinga.mg.gov.br ou na CEAT, de segunda a sexta-feira, no horário de 12h às 17h. Aqueles que desejarem fazer o processo pela internet devem enviar toda a documentação para o e-mail processoadm.ipatinga@gmail.com.
Para o público acima de 65 anos, a gratuidade é garantida por lei federal e o beneficiário precisa apenas apresentar um documento de comprovando a idade.