Começou na tarde deste sábado a construção de uma variante no KM 321 da BR 381, em Nova Era, que foi destruído em cerca de 100 metros no final da manhã desta sexta-feira, 14, após a queda de um talude. A previsão inicial é que os trabalhos estejam concluídos em até 48 horas, o que permitirá, ainda que de forma precária, o trânsito pelo local, até que o trecho seja completamente restaurado. Veja o vídeo feito por um motorista que passava pelo local e divulgado no Grupo De Fato online BR 381:
Uma queda de barreira acabou por provocar a interrupção total do trafego no Km 321 da BR 381, no município de Nova Era, – veja o video feito hoje no local – a 70 Km do Vale do Aço. O deslizmaento fica próximo à lanchonete Siribi, famoso ponto de parada dos viajantes, perto do limite com Antônio Dias e do início do Lote 3.1 da duplicação.
Até que o problema seja resolvido (sabe-se lá quando), para se chegar ao Vale do Aço e seguir adiante para o Vale do Rio Doce, são duas as opções mais viáveis. Primeiro, descer a BR 262, de João Monlevade até Realeza, distrito de Manhuaçu e depois seguir pela BR 116 até Inhapim, onde se encontra o viaduto de interseção com a BR 458, um desvio, de cerca de 300 Km até Ipatinga ou quase a mesma distância até Valadares, seguindo direto pela Rio-Bahia.
Em outra opção, também à partir da intersecção das BRs 262 e 381, em Monlevade, o motorista pode seguir até Dionísio e depois pegar a LMG 760, via Parque Estadual do Rio Doce e Timóteo, num total de 140 KM até Ipatinga, mas com alguns trechos, passando dos 30 Km, ainda em estrada de chão.