Apesar dos riscos e preocupações em torno do coronavírus, o início do ano letivo na rede municipal de Valadares começa na próxima quinta-feira, 3 de fevereiro, segundo anúncio, confirmado hoje pela Prefeitura. Segundo o prefeito André Merlo, as escolas estarão aptas para receber até 100% de ocupação, sendo obrigatório o uso de máscara.
Entretanto, se o aluno apresenta alguma comorbidade, ele pode optar pelo ensino remoto. Neste caso, o responsável precisa levar um atestado médico que comprove o problema alegado. O ensino remoto conta com material impresso fornecido pela escola e também com a Plataforma de Educação Continuada, onde são disponibilizados conteúdos, exercícios e vídeos educacionais.
Novos protocolos
Além de garantir à volta às aulas, o prefeito Merlo decretou novos protocolos de prevenção ao coronavírus, autorizando os secretários municipais a adotarem medidas que reduzam fluxos, contatos e aglomerações de servidores que exercem atividades burocrático-administrativas. Desta forma, estão autorizados a fazer escalas, revezamento de turnos e alterações de jornada ou ainda optarem pelo sistema de teletrabalho.
O decreto entra em vigor na próxima segunda-feira, 31, e terá validade até o dia 6 de fevereiro, podendo ser prorrogado caso o atual cenário da pandemia não mude, com a redução dos casos. Neste período, ficam suspensos os prazos de todos os processos administrativos em tramitação.