As fortes chuvas que atingiram Dores de Guanhaes provocaram, além de inundações, a queda de um talúde – espaço de um terreno que deveria dar sustentação e estabilidade ao solo – deixando um saldo de dois mortos e nove feridos.
Os casos mais graves – dois – tiveram de ser transferidos para o Hospital João XXIII, em Belo Horizonte. Os demais foram levados para Guanhães. Além disso, houve a destruição de ruas, imóveis, veículos e outros bens materiais públicos e privados. A maioria das localidades do município ficou sem energia elétrica.
A situação foi tão grave que as prefeituras das cidades vizinhas de Rio Vermelho, Senhora do Porto, Guanhães e Virginópolis,enviaram ajuda em forma de ambulâncias, caminhões-pipa, suprimentos médicos, roupas, alimentos, além de servidoges para auxiliarem no trabalho de limpeza e auxilio às vitimas.
A rodovia estadual MG 232, que liga a região ao Vale do Aço, está com vários pontos com quedas de barreira, exigindo atenção e cuidado redobrado dos motoristas que trafegarem pela estrada, principalmente no período noturno.
Para quem mora em Guanhães, as doações de roupas, alimentos, água e medicamentos podem ser feitas nos seguintes locais:
Cinsem (Consórcio Intermunicipal de Saúde)
Rua Primavera, Bairro Colina Verde 01, em Guanhães;
CRAS – Travessa Pio Nunes, em frente à Rádio Folha FM;
Quartel da Polícia Militar – Av. Ciro Nunes, 547, Amazonas;
Garagem da Saritur – Rua Dois, 111, Vicente Guabiroba.