Em ação realizada na última semana, agentes da Prefeitura de Ipatinga promoveram a desocupação de locais públicos que eram usados por moradores de ruas nos bairros Centro e Venez. Entre os pontos desobstruídos estava uma área abaixo de viaduto da BR 318, uma área com fluxo de veículos, com risco para as vidas dos próprios ocupantes. O local vinha sendo usado até mesmo com montagem de barracas de papelão e lona, também com uso de fogo para preparo de alimentos.
Todo o processo de retirada e encaminhamento das pessoas (cuja quantidade não foi informada pela PMI) foi acompanhado por equipes do Centro POP (Centro de Referência Especializado para População de Rua), ligado à Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS).
Os indivíduos foram orientados a deixarem os locais e procurarem acolhimento no abrigo municipal na avenida João Valentim Pascoal, 40 – Centro. Além de pernoite, ali são oferecidos serviços como refeições (almoço e café da manhã), banho e telefonema para familiares.
A Secretaria adiantou que este tipo de ação será repetido semanalmente em diversos pontos da cidade. O trabalho conta com o apoio do Departamento de Limpeza Urbana (Delurb), que fornece caminhões para retirada de móveis e entulhos deixados pelos ocupantes, em caso de necessidade. A empresa Infrater, por sua vez, fornece caminhão-pipa para realização da lavagem dos locais, a fim de amenizar o odor provocado por urina e fezes.
Denúncias quanto a ocupações irregulares devem ser encaminhadas por telefone 3829-8475.