A Prefeitura de Fabriciano anunciou esta semana que antecipou a conclusão das obras de pavimentação do lote 1 da região central da cidade. Os trabalhos incluem a retirada do piso intertravado (bloquetes) e compactação do solo na rua Dr. Querubino (ligação com Pedro Nolasco) e na sequência, a aplicação da massa asfáltica conforme as condições climáticas. No lote 1, foram pavimentadas as ruas Pedro Nolasco, José Cornélio e Maria Matos e rotatória da praça Louis Ensch – num investimento de R$ 2 milhões, via emenda parlamentar. Já o lote extra, feito com recursos da prefeitura, contempla: Calçadão, Zacarias Roque, Dom Bosco e Doze de Outubro (Duque de Caxias até Ephrem Macedo); Ephren Macedo (Av. Sanitária até Doze de Outubro); São José; Armando Fajardo e Moacir Birro (José Cornélio até São Sebastião).
Segundo a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, a execução é feita por quarteirões, ou seja, progredir após a conclusão de cada trecho, “subindo” a Duque de Caxias. “A execução seguirá os moldes das demais ruas já pavimentadas. É preciso levar em consideração a previsão de chuvas para aplicação da massa asfáltica e realizar o serviço de forma a minimizar o máximo impacto. Inclusive, estamos atentos e a ideia é não comprometer o fluxo no comércio, sobretudo, na semana de Natal, entre os dias 20 a 26 de dezembro”, explicou o secretário Fabrício Farias.
Investimento para a pavimentação
Fabrício reforçou que apesar do bom andamento, os serviços ainda não foram concluídos. O projeto contempla também recomposição de meio-fio (sarjeta), adequação de redes pluviais, sinalização de trânsito, tais como pintura de faixa e passagem elevadas. “Precisamos aguardar um período de estiagem, sobretudo, para fazer a sinalização de trânsito que usa uma pintura especial e tem um tempo específico de secagem”, ressaltou o secretário de obras.
Com o início do lote 2: (Dr. Querubino e Duque de Caxias), o Centro de Fabriciano recebe mais R$ 5,2 milhões em investimentos em emendas parlamentares e recursos próprios. No total, as melhorias em curso vão beneficiar 12 ruas (incluindo o “Calçadão”) e praça Louis Ensch (praça da prefeitura).
Além da pavimentação asfáltica, as obras contemplam ainda serviços de sondagem e reparos nas redes de drenagem – que em alguns trechos, como o do Calçadão que tem mais de 30 anos de uso.