Ipatinga faz campanha pela segunda dose da vacina

Pelo menos 20 mil pessoas não receberam a segunda dose da vacina contra o coronavírus em Ipatinga. Os dados são da Secretaria de Saúde, que está promovendo uma ação para incentivar a imunização daqueles que ainda não fizeram. Com exceção da vacina da Janssen, que confere imunidade em dose única as demais (Coronavac, AstraZeneca e Pfizer) precisam deste reforço. Segundo o balanço desta semana, nada menos que 188,5 mil vacinas foram aplicadas em primeira dose. A segunda dose chega a 156,5 mil. Há, ainda, mais 4,6 mil aplicações de dose única e 21,1 mil doses de reforço.

De acordo com a médica infectologista Carmelinda Lobato, estudos realizados constatam uma queda no nível dos anticorpos alguns meses após as duas primeiras doses. Assim, a dose de reforço é importante para proporcionar o aumento da quantidade de anticorpos circulantes no organismo.

“Quando aumentamos a quantidade de anticorpos circulantes, isso reduz a chance de cada pessoa se infectar ou reinfectar”, afirmou. Outra medida importante pontuada pela profissional está relacionada à redução da chance de infecção em caso de novas variantes. “Quando temos uma quantidade de anticorpos circulantes elevada, é mais provável que ao ser infectado por uma nova variante a pessoa possa desenvolver anticorpos que se liguem a essa variante”, disse.

Horário estendido
Para garantir o direito à imunização, os postos de saúde do Limoeiro, Bom Jardim 1, Bethânia 1 e 2, Vila Celeste, Iguaçu, Canaã e Vila Militar estão funcionando até as 21h para atender que não pode comparecer em horário normal de expediente.

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM