Apesar de não divulgar números, a Secretaria de Saúde de Ipatinga acendeu o alerta para um possível surto de gripe na cidade, devido ao aumento crescente de casos registrados nos postos de saúde. Os sintomas são bem parecidos com os da Covid-19, como febre, dor de garganta, tosse, coriza e indisposição.
Diante dessa realidade, a orientação é que aqueles que apresentem tais sintomas devem procurar atendimento médico nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ou na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou o Hospital Municipal Eliane Martins, principalmente nos casos mais graves dos sintomas.
De acordo com a médica infectologista Carmelinda Lobato, inicialmente os sintomas de uma síndrome gripal comum e da Covid-19 são semelhantes. Mas alguns sinais podem apontar para um caso de maior gravidade, como falta de ar excessiva, baixa saturação de oxigênio no sangue e febre alta. “Esses sintomas nos levam a acender o sinal de alarme e dar maior atenção ao paciente”, explicou.
Vacinação e cuidados básicos
As Unidades de Saúde de Ipatinga, seguindo recomendação do Ministérios da Saúde, continuam vacinando toda população contra a Influenza. Para se vacinar as pessoas devem procurar a Unidade de Saúde de referência das 8h às 15h.
Para evitar ao máximo que este surto prolifere pela cidade, a Secretaria de Saúde orienta que todos atualizem o cartão vacinal e evitem aglomerações. Caso haja sintomas gripais leves, a recomendação é para não sair de casa, usar máscara e higienizar as mãos com frequência.