Durante a cerimônia de abertura, os conselheiros municipais de turismo dos 16 municípios foram homenageados pela dedicação aos projetos desenvolvidos em cada cidade. Ainda na solenidade, os prefeitos, vices-prefeitos, secretários e gestores municipais receberam a certificação de integração à Política Estadual de Regionalização do Turismo do Estado de Minas, obtida em 2021.
Novos recusos
Para o presidente do CTMAM, Hélio Anício, o evento representou um novo momento para o desenvolvimento do turismo regional. “Este é um recomeço com boas notícias. Pela primeira vez na história do Circuito Mata Atlântica, a região será contemplada com recursos do governo estadual, graças ao empenho da diretoria atual ao inscrever projetos em editais estaduais. Na Lei Aldir Blanc, o valor é de R$140 mil, para realização de atividades em diversas modalidades; e no Edital Reviva Turismo, alcançamos R$ 210 mil em recursos para criação de um aplicativo que divulgará os atrativos turísticos dos municípios. E o CTMAM é foi destaque entre as IGRs e entidades selecionadas em ambos editais”, celebrou Hélio.
Já o superintendente do Departamento de Cultura e Turismo da Secult/MG, Igor Arci Gomes, ressaltou a importância da política de regionalização para o crescimento do setor: “A descentralização dos recursos para contemplar projetos dos municípios do interior tem sido um dos principais desafios da Secult desde o início do governo Romeu Zema. Editais, como os que o CTMAM foi contemplado, são resultado dos esforços para que os recursos cheguem a todos os municípios mineiros. Portanto, é fundamental que os representantes dos 16 municípios aqui representados reconheçam a importância de fazer parte de um Circuito Turístico, pois é a partir da Política de Regionalização que vamos, de fato, promover o desenvolvimento regional”.