Após a prefeitura anunciar, na semana passada, que serão construídos um centro de referência e uma clínica-escola especializada em autismo, o vereador Daniel do Bem anunciou, em reunião ordinária realizada na Câmara dos Vereadores, a destinação de mais de meio milhão de reais a serem investidos na construção dos equipamentos públicos, na capacitação, tratamento e manejo de crianças com diagnostico do TEA em Ipatinga.
A verba será direcionada, por meio de emendas impositivas, à construção e funcionamento do centro de referência e ao Centro de Integração Autista de Ipatinga – CIA, entidade que atua no acolhimento e treinamento de famílias com crianças autistas. Essa é uma ação inédita na cidade e, de acordo com o ativista e vereador Daniel do Bem, que é psicólogo e pai de autista, esses recursos serão um diferencial importante para que as políticas públicas para os sejam realmente efetivadas em Ipatinga.
“Mesmo feliz com os avanços e, agora, podendo destinar recursos para a construção dessas políticas públicas tão aguardadas e necessárias, temos a convicção de que nossa luta não para por aqui. Atualmente, as mães e pais de autistas não encontram portas abertas para tratar os seus filhos e, tanto o centro de referência quanto os treinamentos oferecidos pelo CIA, vão transformar a vida dos autistas. Vivemos o melhor momento para a causa autista em Ipatinga, com o poder Executivo disposto a efetivar as políticas públicas. Sou grato ao prefeito Gustavo Nunes e à sua equipe pela disposição em nos atender na promoção dessas políticas. Estou feliz por estar podendo colaborar no meu papel de legislador”, pontua o vereador.
Em reunião realizada com o vereador Daniel do Bem, o secretário de governo, Robertinho Soares, a secretária de educação, Patrícia Avelar, o secretário de saúde Cléber de Faria e algumas mães de autistas, o prefeito Gustavo Nunes afirmou que a clínica-escola e o centro de referência estão com os projetos em andamento e serão entregues no ano que vem.