HEADER – FSFX – CAPACITAÇÃO PCD

Solange Prado conduz a “enterprise” Colégio São Francisco Xavier: o primeiro mundo é logo ali, no Cariru

Quando na manhã do 7 de dezembro, a Fundação São Francisco Xavier – FSFX promoveu um café de confraternização com a imprensa do Vale do Aço. Eu não poderia imaginar que, 40 anos depois de ter trabalhado uma parte da minha carreira na “Fundação”, que a arquitetura dos anos 60, revitalizada com uma recepção e hall mais modernos, escondiam uma escola futurística com espaços de compartilhamento de conhecimento inimagináveis, sobretudo, pela média do que a educação brasileira possui.

Sala de inteligência Computacional do CSFX.

Comigo, além de toda a equipe de Comunicação da FSFX e gestores da Fundação Educacional São Francisco Xavier, estavam presentes representantes de 21 veículos de comunicação da região que tiveram a oportunidade de verificar junto com a professora Giscelle Roque Andrade da Silveira, Pedagoga em Tecnologia e Inovação da FESFX, a sala de “Inteligência computacional”, onde alunos da 1ª série do ensino fundamental desenvolvem, princípios de raciocínio lógico aplicáveis a robótica.

Investimentos em tecnologia

Na volta às aulas presenciais, por exemplo, seguindo modelo híbrido, a Fundação Educacional São Francisco Xavier (FESFX) investiu R$ 1,5 milhão para garantir a máxima segurança aos alunos, professores e pessoal de apoio na volta às aulas. A FESFX adaptou as salas de aula de suas unidades, transformando-as em ‘ salas híbridas ‘, garantindo mais autonomia, segurança, facilidade e oferecendo a mesma qualidade educacional no ensino remoto ou presencial.

Para as salas híbridas, foram adquiridas lousas digitais touch screen de 80 polegadas, câmeras de alta definição, microfones, notebooks, sistemas de iluminação e sonorização, kits multimídias, câmeras de segurança, construído um estúdio de gravação, ampliada a infraestrutura de internet, além da implantação da plataforma ‘Fala aí, Saúde’, que monitora o estado de saúde de alunos e professores.

Solange Prado, a “Capitã Kirk” da “enterprise” CSFX.

A Superintendente da Fundação Educacional São Francisco Xavier, Solange Liége Dos Santos Prado apresentou um balanço das atividades e os principais projetos da Fundação Educacional, bem como destaques da Instituição.

Solange não se trata de uma executiva sem passado. A experiência no comando de escolas técnicas, em especial, uma que marcou época, a Escola Técnica Lúcia Casassanta, em Timóteo, que propiciou a formação de diversos profissionais, sobretudo, em parceria com o governo do estado e governo federal em seus programas específicos entre 2004 e 2010.

Hoje, a executiva está a frente da Faculdade São Francisco Xavier com o curso superior de Enfermagem, o colégio São Francisco Xavier (Unidades I e II) e o Baby Care.

 

 

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM