Em reunião realizada esta semana, Aperam South America e Prefeitura de Timóteo finalmente chegaram a uma solução que põe fim à disputa tributária envolvendo a empresa e o município. O acordo envolveu a negociação do IPTU em prazo alongado, com um valor convencionado entre as partes e a liberação de recursos retidos de imediato, o que proporcionará possibilidade de planejamento a médio e longo prazo das ações da Prefeitura, que são ou podem ser oriundas do referido imposto. Além disso, o imóvel onde fica o hospital Vital Brazil deixa de ser propriedade da Aperam e passa a ser de propriedade pública.
Para isso fosse possível, serão encerrados todos os imbróglios judiciais relativos ao IPTU que se arrastam desde 2016, demonstrando um fortalecimento nas relações entre a Aperam e a Prefeitura. “Este acordo traz tranquilidade para todos e é um importante passo para empreendermos ações em parceria, para benefício da comunidade”, afirmou Frederico Ayres Lima, diretor presidente da Aperam South America.
Para o prefeito Douglas Willkys, o acerto é resultado do diálogo e da maturidade de ambas as partes após meses de tratativas. “Conseguimos avançar na aquisição do prédio do HMVB que era um problema antigo e trazia muita insegurança à população. A partir de agora uma série de transformações serão possíveis no atendimento hospitalar da nossa cidade ainda mais qualificado e humano,” pontuou.