Para quem ainda não conhece a história de Ipatinga e do Vale do Aço, uma boa pedida pode a série de visitas guiadas que estão sendo promovidas à Estação Pedra Mole. E a última sessão deste ano acontece no domingo, 5 de dezembro, às 9h e às 14h. A iniciativa, que promove educação patrimonial, visando incentivar a valorização dos bens tombados, conta com o patrocínio da Usiminas e é realizada pelo Grupo Teatral Boca de Cena.
A visita guiada é conduzida pela intervenção “Retrato de trem”, que reúne histórias, resgate de memórias, teatro e música para que o público conheça este importante bem tombado de Ipatinga. O projeto Estação das Artes propõe uma agenda de atividades artísticas e culturais, que inclui visitas guiadas gratuitas.
Para 2022, estão previstas novas sessões das visitas guiadas, voltadas para escolas, oficinas de educação patrimonial para educadores e um concurso de redação. O objetivo é perpetuar o conhecimento acerca do patrimônio cultural de Ipatinga, incentivando a comunidade a conhecer e multiplicar parte importante da história do Vale do Aço.
Patrimônio preservado
A Estação Pedra Mole foi fundada em 1922, às margens do Rio Piracicaba, entre os bairros Cariru e Castelo, em Ipatinga. Tombada pelo patrimônio histórico e cultural de Ipatinga, as Ruínas da Estação Pedra Mole receberam revitalização em 2019, em cumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta, firmado entre a Usiminas e o Ministério Público de Minas Gerais, com projeto pelo Conselho Municipal do Patrimônio Histórico de Ipatinga (Comphai).