Conforme anunciado pelo Governo de Minas em julho deste ano, os salários dos servidores estaduais ativos, aposentados e pensionistas serão pagos por meio do banco Itaú a partir de janeiro de 2022. Os servidores que ainda não possuem conta instituição bancária podem utilizar espaços exclusivos para fazer a abertura, além das agências da instituição e da opção on-line.
Por enquanto, os espaços exclusivos estão localizados na capital, em Montes Claros, Juiz de Fora, Uberlândia, Governador Valadares, Ribeirão das Neves, Contagem, Uberaba, Divinópolis, Sete Lagoas, Teófilo Otoni e Patos de Minas. Os atendimentos são feitos com agendamento prévio. Para marcar um horário, clique aqui.
Em cidades menores, o Itaú também disponibilizou 52 espaços exclusivos para abertura de conta. Nesses locais, o atendimento será por ordem de chegada. Acesse a lista de endereços ou consulte a agência mais próxima, neste link.
Opções
Os servidores podem optar por abrir conta corrente ou conta salário no banco Itaú. No caso da conta corrente, o procedimento pode ser feito pelo celular, com o QR Code disponibilizado no site itau.com.br/minasgerais, ou colando o seguinte endereço no navegador do telefone: http://www.itau.com.br/abrir-conta.
No caso da conta salário, o servidor deve comparecer a qualquer espaço exclusivo ou a uma agência do banco.
Tanto para abrir a conta presencialmente quanto de forma remota, é necessário que o servidor tenha documento de identificação com foto (RG, CNH) e o CNPJ da fonte pagadora, que pode ser consultado aqui.
Prazo
Com a mudança na folha de pagamento do Estado, o primeiro salário dos servidores depositado por meio do Itaú será em janeiro de 2022, referente ao vencimento de dezembro. Portanto, para evitar complicações, os funcionários estaduais devem abrir a conta até novembro deste ano.
Mais informações sobre os procedimentos para a abertura de contas e orientações gerais podem ser obtidas no www.itau.com.br/minasgerais. Outras dúvidas também podem ser enviadas para o RH Responde.