Em breve, visitar um bem imóvel tombado em Ipatinga poderá ser feito através de um computador, celular ou tablet, ou seja, de qualquer lugar do planeta, a qualquer dia e hora, e de graça. Isso será possível graças ao projeto “Roteiro Turístico e Cultural: Encontro com a História de Ipatinga”, que será lançado nesta terça-feira, 27, no site https://www.finotratoproducao.com.br/sobre.
Realizado com o apoio da Fundação Renova, o projeto visa disponibilizar visitas virtuais a mais oito bens tombados com imagens 360º, áudio narrativo, paisagens sonoras e textos de oito bens tombados pelo Patrimônio Histórico e Cultural do Município.
Pelo tour virtual, será possível visitar a Casa dos Ferroviários; o Complexo Turístico Estação Pouso de Água Limpa; a Fazenda do Barbeiro (conhecida como Fazendinha), a Academia Olguin; a Igreja Católica Nossa Senhora da Esperança; o Teatro Zélia Olguin, a Igreja Católica São Vicente de Paula – Igreja do Ipaneminha (parte interna) e o Clube Dançante Nossa Senhora do Rosário.
Na primeira etapa do projeto, lançado em dezembro de 2020, foram registrados e disponibilizados gratuitamente a visita virtual a cinco bens tombados de Ipatinga: Parque Ipanema, a Igreja do Ipaneminha, a Estação Memória Zeza Souto, o Pontilhão de Ferro e as Ruínas da Estação Pedra Mole.
Os bens também podem ser visitados pelo site da Fino Trato https://www.finotratoproducao.com.br/sobre.