Um solenidade cívica-ecumênica marcou, na última sexta-feira,3, a comemoração de 60 anos de criação do Parque Nacional do Caparaó. O evento foi organizado pelo parque e as secretarias de Turismo de Alto Caparaó, Alto Jequitibá e Caparaó. A data é oficialmente celebrada em maio, mas teve que ser adiada por conta da pandemia.
A cerimônia aconteceu no Centro de Visitantes do Parque do Caparaó e contou com autoridades estaduais, municipais, ex-funcionários, funcionários, produtores rurais que fazem divisa com a unidade e empreendedores do setor turístico. A programação contou com a apresentação do Grupo Desbravadores de Alto Caparaó e Alto Jequitibá e da Orquestra da Primeira Igreja Presbiteriana de Alto Caparaó. Ainda aconteceram homenagens a ex-funcionários e pessoas que contribuíram com a criação do Parque do Caparaó.
O Parque Nacional do Caparaó foi criado no dia 24 de maio de 1961, através de um decreto pelo presidente Jânio Quadros. Localizado na Serra do Caparaó, na divisa dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, o Parque é um dos ícones do montanhismo no Brasil e abriga o terceiro ponto mais alto do país, o Pico da Bandeira, que tem 2.892 metros de altitude. Além dele, estão na unidade de conservação cinco dos dez picos mais altos de todo o território nacional.
O parque abrange um território de aproximadamente 31,8 mil hectares. Cerca de 80% do parque está no Espírito Santo. Os maiores picos ficam na divisa dos estados, destacando-se além do Pico da Bandeira, o Pico do Cruzeiro, com 2.852 metros, o Pico do Calçado com 2.849 metros e o Pico do Calçado Mirim com 2.818 metros. O Pico do Cristal, com 2.770 metros fica exclusivamente em território mineiro. O parque abriga ainda outros picos, menores em tamanho, mas também de altitudes consideráveis, como o Morro da Cruz do Negro (2.658 metros), o Pico da Pedra Roxa (2.649 metros), o Pico dos Cabritos ou do Tesouro (2.620 metros), o Pico do Tesourinho (2.584 metros), e a Pedra Menina (2.037 metros) todos em território capixaba.
A Serra do Caparaó é uma das mais representativas áreas de preservação da mata atlântica em território Capixaba. O Parque guarda amostras singulares de campos de altitude (tipo de vegetação peculiar, cujas características são fortemente influenciadas pelas condições de solo, clima e altitude do maciço do Caparaó), relevante patrimônio geológico, além de proteger nascentes de três importantes bacias hidrográficas (Rios Itabapoana, Itapemirim e Doce) e diversas espécies endêmicas e ameaçadas de extinção da fauna e flora.
O parque possui duas portarias de acesso, localizadas em Alto Caparaó/MG, onde também funciona a sede administrativa e em Pedra Menina, distrito de Dores do Rio Preto/ES, pelas quais o visitante pode também conhecer o Pico da Bandeira e diversos outros atrativos como mirantes, vales, cachoeiras e piscinas naturais que estão abertos ao público para visitação durante todo o ano.