Assistência humanizada a doentes mobiliza profissionais da rede municipal
Depois de meses suspensos, a Secretaria de Saúde de Ipatinga vem retomando as visitas de suas equipes de atendimento multidisciplinar às residências dos usuários do sistema. Com isso, ele retoma as práticas de bem-estar, prática humanizada e atenção familiar, aliados à adequada assistência em saúde, fazem parte do programa Consulta Multiprofissional Domiciliar, com a mobilização de médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e nutricionistas.
Os atendimentos residenciais são dirigidos a pacientes com doenças agudas e que estão impossibilitados fisicamente de se deslocarem até um serviço ou unidade de saúde. As visitas acontecem semanalmente, para todos os pacientes que precisam de acompanhamento, de acordo com a necessidade de cada caso. As equipes são treinadas especificamente para a rotina de cuidados com os enfermos durante as visitas.
Algumas necessidades avaliadas são: transferência no leito, prevenção de úlceras de pressão, manejo das úlceras que já existem, além do estado nutricional e o uso de sondas. Com a assistência domiciliar, o paciente também evita infecções e contaminações hospitalares. O serviço colabora ainda com o aumento da oferta de leitos nos hospitais, já que o atendimento é feito em casa.