Pelo menos 150 exames foram realizados neste final de semana pela Carreta da Saúde, que ficou estacionada em frente ao Paço Municipal Jamil Selim de Sales, em Ipatinga. A iniciativa é uma ação-piloto, mas o serviço poderá ser ampliado para reduzir a fila de espera. Durante todo o dia, serão realizados exames de ultrassom de mama, transvaginal, de articulação, vias urinárias e abdômen total para pacientes previamente cadastrados.
A ação é uma parceria entre a Secretaria de Saúde e a empresa Memo – Serviço Móvel Especializado em Saúde, que doou os exames como forma de apresentar o trabalho realizado e a capacidade técnica oferecida. A ordem de prioridade levou em conta os casos de pacientes mais urgentes e o tempo de espera na fila. Em Ipatinga, atualmente existe uma fila de espera de mais de 50 mil exames.
Segundo o prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes, a doação chegou como apoio providencial para ajudar a reduzir o quantitativo de pacientes nas filas de espera. “Estamos com uma demanda reprimida alta e nossa Administração está buscando recursos e parcerias para encurtar o tempo de espera para a efetiva assistência”.