O prefeito de Timóteo Douglas Willkys, discutiu esta semana, durante reunião com o ministro do Turismo, Gilson Machado, a reforma do Forno Hoffman, um dos principais monumentos históricos do município. Segundo Willkys, a agenda com o ministro foi importante para que ele conhecesse a história e a necessidade de manter viva a memória e o contexto dessa importante edificação no desenvolvimento da cidade e da região.
Desde que assumiu o seu mandato, Willkys tem se empenhado para recuperar o forno, pois entende a sua relevância do ponto de vista histórico, cultural, arquitetônico e turístico. O espaço, localizado no bairro Novo Horizonte, foi construído na primeira metade da década de 1950 para produzir tijolos que foram utilizados na edificação da usina da Acesita – hoje Aperam Inox América do Sul – e das primeiras habitações dos operários.
Em janeiro deste ano o município conseguiu junto ao Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) o tombamento provisório do forno após uma visita dos técnicos da instituição.