A Secretaria de Saúde de Ipatinga está modernizando o atendimento do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), que atende pacientes acamados ou impossibilitados de acessar uma unidade de saúde.
A última novidade será a implantação do prontuário eletrônico dos pacientes, um serviço que vai proporcionar importante contribuição tecnológica ao atendimento dos pacientes. Os tablets começarão a ser utilizados na segunda quinzena de julho pelas equipes de saúde, que estão passando por capacitação específica para manusear o equipamento.
Atualmente, o procedimento é totalmente manual, com preenchimento de fichas durante as visitas e, posteriormente, a digitalização das informações. O equipamento será conectado à internet e já vem com programa específico de atendimento, onde constam o cadastro dos pacientes e todo histórico médico.
Com isso, o acesso às informações de saúde e intervenções realizadas se dará de forma mais rápida e segura, podendo antever melhoria na efetividade do cuidado e possível redução de custos com otimização dos recursos, assim como aprimoramento e automatização de todo o processo de envio das informações.