Já estão nos estágios iniciais as obras de construção de mais uma loja da Consul, desta feita no Bom Retiro. O novo espaço, que terá cerca de 3 mil metros quadrados de área construída, deve ficar pronto no início de 2022. Antes disso, a cooperativa vai deixar as instalações que ocupa desde 1998 no Shopping do Vale.
A futura unidade será construída nas instalações abandonadas do antigo estádio Rubens Martins Guerra, do Industrial Esporte Clube, entre as avenidas Pero Vaz de Caminha e Fernando de Noronha. Este espaço, que tem cerca de 6 mil metros quadrados, foi devolvido à Usiminas no final de 2019, após o fim de um comodato que durava desde os anos 60. A nova loja da Consul ficará localizada ao lado, da unidade do Coelho Diniz, inaugurada em novembro de 2020, no espaço que na construção original abrigou o Cine Horto, uma casa de shows, uma igreja evangélica, e supermercados da rede Frangaço, hoje extinta e do Rex, baseada no Sul de Minas.
A medida faz parte da estratégia da Consul para enfrentar a concorrência, que cresceu substancialmente nos últimos cinco anos com a chegada de diversos “players” de peso como Epa, Coelho Diniz, Martminas, Vilefort, Assaí, além da expansão de empresas locais como o Duvale e o Brasil. Além do Bom Retiro, a cooperativa já abriu lojas de menor porte no Horto, Veneza, Cidade Nova e estuda a abertura de unidades na sede de Santana do Paraíso e em bairros de Fabriciano.
Outro motivo que levou a empresa a deixar o shopping foi a perda do espaço, em 2016, quando a Rede Coelho Diniz depositou antes da Consul o valor da caução que passou a lhe dar o direito de ocupar o local. A Consul ainda tentou reverter a situação e também fez o depósito e moveu uma ação na Justiça, onde não logrou o êxito esperando. Diante de tal fato e com as mudanças ocorridas nos últimos anos, a cooperativa decidiu encerrar a disputa e assim, preparar sua mudança para o novo endereço.