A melhoria da situação da pandemia do coronavírus permitiu a Prefeitura de Ipatinga flexibilizar as atividades econômicas, sociais e educacionais no município a partir desta semana. Apesar disso, a autorização para funcionamento especifica em detalhes os diversos segmentos que poderão ter suas atividades retomadas e traz ainda mudanças significativas em alguns ramos de atividades.
De acordo com um decreto assinado pelo prefeito Gustavo Nunes, bares, restaurantes e lanchonetes poderão funcionar até às 23h, fechando e esvaziando suas instalações até a meia-noite. As mesas continuarão com a limitação de quatro pessoas. A exceção será em casos de datas comemorativas, quando o número poderá ser maior desde que todos sejam da mesma família. Foi autorizada também a apresentação de música ao vivo nesses estabelecimentos.
O transporte coletivo deverá observar regras específicas. A lotação do veículo não poderá exceder a capacidade de passageiros sentados. Janelas e alçapões de teto devem ficar abertos. Continua suspensa a circulação dos denominados “Trenzinhos da Alegria”.