A Secretaria de Saúde de Ipatinga anunciou nesta quarta-feira, 16, que ampliou o grupo de vacinação com o imunizante da Pfizer. Todas as pessoas acima de 18 anos com comorbidades comprovadas por meio de laudo ou recomendação médica também serão atendidas. Até o momento, foram aplicadas 73.403 doses de vacinas, sendo 48.328 imunizações da primeira dose e 25.075 da segunda.
O município decidiu adiantar o cronograma de imunização porque recebeu um quantitativo de 1.170 unidades de vacinas da Pfizer, que precisam ser utilizadas até esta sexta-feira, 28. As doses foram destinadas principalmente às mulheres grávidas e puérperas (até 45 dias após o parto) com comorbidades e com indicação médica. No entanto, este público prioritário não tem correspondido às expectativas de comparecimento, mesmo com agendamentos.
“Decidimos ampliar o público porque estamos com um contingente grande de desistência entre as mulheres grávidas, que estão tendo resistência à vacinação. Mas estudos mostram que a vacina desse laboratório não oferece nenhuma complicação às gestantes”, esclareceu o secretário de Saúde Cleber Faria.