A exposição cultura “Democracia sim, manicômio não”, realizada pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Paraíso, chamou a atenção nessa terça-feira, 18, no hall da Prefeitura. Pinturas de usuários do CAPS, de várias idades, formaram uma belíssima e criativa galeria. O evento faz parte da comemoração Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Os curadores da exposição foram os artistas Ademir Nunes, Maria Júlia, Edilson Dias, Ernandes Leandro, Laura Fernandes e Catarina Martins.
O prefeito Bruno Morato e o vice, Oliveirinha, visitaram a exposição. O chefe do Executivo enalteceu obras e o legado do evento. “Usar a arte como suporte para a restauração da saúde cognitiva é muito importante. Todos os artistas estão de parabéns pela exposição. Estendemos os parabéns a todos que trabalham no CAPS, porque estão cumprindo uma missão nobre, que é cuidar das pessoas”, destacou Morato.
“Os quadros foram feitos pelos durante as aulas de oficina e pintura. Nós fazemos atividades terapêuticas na unidade e temos artistas, como pôde ser acompanhado na exposição. Esse trabalho mostra o quanto é importante valorizarmos a humanização no tratamento da saúde cognitiva”, pontuou Renata Sampaio, coordenadora da CAPS.
O CAPS fica na rua Gentil Pessoa, 145, no Centro. O telefone da unidade é 3251-5149.
A galeria “Democracia sim, manicômio não” valorizou o trabalho artístico de usuários do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS)