Cerca de 100 toneladas de alimentos vêm sendo produzidos, a cada ano, graças a um trabalho que hoje envolve 139 agricultores familiares em Ipaba, município do Colar Metropolitano do Vale do Aço. O projeto, que atende pelo nome de Santa Marta, conta com o patrocínio da Cenibra, através de uma parceria com Sindicato dos Trabalhadores Rurais e a Prefeitura Municipal. Atualmente, a Cenibra mantém parcerias agrícolas em outros quatro municípios: Belo Oriente, Caratinga, Virginópolis e Coluna. Ao todo, cerca de 225 hectares são cultivados por 380 famílias.
No caso de Ipaba a empresa de celulose cedeu 68 hectares de área própria para plantio, onde são produzidos milho, mandioca, feijão, bananas e hortaliças. Do preparo e cultivo à colheita e distribuição, a responsabilidade é dos agricultores familiares parceiros, que extraem dessa atividade trabalho e renda para a família. A orientação técnica é feita pela Emater-MG.
A produção serve para abastecer o mercado regional, como feiras, comércios e fazendas. Além disso, o percentual de 10% da produção é repassado diretamente a entidades assistenciais de Ipaba, provendo alimentos para famílias de baixa renda. O carro-chefe da produção local é o milho, cuja colheita deste ano deve render pelo menos 80 toneladas. Outros produtos de destaque são a mandioca (dez toneladas), a banana (cinco toneladas) e o feijão (três toneladas).