BANNER CENIBRA QUEIMADAS 2024

Reciclagem do lixo já provém o sustento de famílias no Paraíso

Cerca de 11 toneladas de material reciclado são vendidas todos os meses pela Ascap (Associação de Catadores de Recicláveis de Santana do Paraíso) para uma empresa de Belo Horizonte. A Associação também comercializa materiais reciclados com outras empresas do Vale do Aço.  Para que isso seja possível a coleta de resíduos como papelão e embalagens de plástico e de vidro é feita de segunda a sexta-feira.  Atualmente, nove famílias tiram o seu sustento diretamente deste trabalho. 

O material recolhido é enviado para uma usina no Horto 7 A, cerca de quatro quilômetros após a entrada do bairro Chácaras Paraíso. A área pertence à Cenibra e foi cedida em regime de comodato. A Prefeitura apoia a Acasp em toda a logística de trabalho da associação, custeando a coleta, o transporte dos resíduos e também dos catadores que trabalham na usina.  

Tudo isso vem, segundo a Prefeitura, rendendo diversos frutos ao município, como a qualificação para o ICMS Ecológico e também um exemplo para outras cidades do Estado. Outro benefício será a nova  infraestrutura do Centro de Reciclagem, que deve ser ampliada este ano, graças a um repasse da Fundação Renova, que permitirá ainda a aquisição de uma van para o transporte dos catadores e de uma empilhadeira, que será usada no carregamento do caminhão. 

Confira os dias e os locais da coleta seletiva em Santana do Paraíso:

– Segunda-feira: Industrial e Chácaras Paraíso.

– Terça-feira: Cidade Nova.

– Quarta-feira: Parque Caravelas e Distrito Industrial.

– Quinta-feira: Jardim Vitória, Bom Pastor e Cidade Verde.

– Sexta-feira: Centro, Residencial Paraíso, Veraneio, São José, Josefino Anício, Vale do Paraíso e São Francisco. 

 

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM