Em apenas sete meses de atendimento, aos usuários da Biblioteca Central de Ideias, do Instituto Usiminas, puderam pegar emprestados 1 mil e 20 livros, graças ao sistema de entrega a domicilio (delivery). O serviço, implantado em 2020, por causa da pandemia do coronavírus, entrega gratuitamente os livros em casa. A novidade ajudou ainda a levar quase 200 novos sócios para a biblioteca.
O Delivery de livros, leva, por semana, cerca de 40 obras emprestadas para bairros de Ipatinga, Fabriciano e Paraíso. A entrega é feita toda terça-feira pelo motoboy literário do Instituto Usiminas, com devolução agendada para 15 dias após o empréstimo, também recolhido pelo mesmo entregador.
Os livros são entregues em um pacote específico da Biblioteca Central de Ideias, onde também devem ser devolvidos. Quando chegam ao Centro Cultural Usiminas, as obras são colocadas em quarentena, por 14 dias, em um espaço adaptado antes de serem emprestados para outros usuários.
Para ter acesso ao serviço, basta consultar o acervo da Biblioteca Central de Ideias pelo site www.institutousiminas.com/acervobiblioteca. Em seguida, os leitores interessados devem fazer a reserva dos títulos que desejam ler pelo e-mail bibliotecacentraldeideias@usiminas.com ou pelos telefones 3824-3849 e 98437-3330. A Biblioteca funciona de segunda a sexta, das 8h30 às 18h.