Em nota enviada no final da manhã à imprensa, a Prefeitura de Ipatinga (MG) ainda não se decidiu sobre a adesão ou não ao decreto estadual que determina, a partir desta quarta-feira, 17, que o Estado de Minas entre na Onda Roxa do Programa Minas Consciente. Em anúncio feito na noite desta segunda-feira e em entrevista concedida na manhã de hoje, o governador Romeu Zema deixou claro que a medida é impositiva, ou seja, deve ser seguida por todos os 853 municípios do Estado.
Em seu site oficial, a AMM (Associação Mineira dos Municípios), também ratificou as palavras do governador. Mas, mesmo assim, a nota afirma que o Governo Municipal continua aguardando a publicação oficial do decreto relativo ao assunto para definir posicionamentos, já que há diversas dúvidas a serem dirimidas.
Em nota divulgada em seu perfil no Twitter, o prefeito Gustavo Nunes disse que está em Brasília, buscando o apoio das autoridades federais para ampliar o suporte à população em sua rede de saúde. Na nota, a PMI, afirma ainda que vem promovendo todos os esforços no sentido de cumprimento de protocolos mais rigorosos e, efetivamente, executando atividades fiscalizadoras.
Em paralelo, a PMI destacou que tem mantido diálogo aberto com lideranças comunitárias, de entidades de classe e religiosas a fim de multiplicar informações e ampliar a conscientização em suas respectivas áreas de atuação, somando esforços para maior controle da pandemia.