A região da Serra dos Cocais, localizada a 18 Km do Centro de Fabriciano, deve passar nos próximos meses e anos por uma série de melhorias em sua infraestrutura, de modo a receber com mais conforto, segurança e conectividade os turistas que aos poucos vão conhecendo o local. O local, que tem altitudes médias na casa dos 1,2 mil metros, abriga um importante remanescente de Mata Atlântica, mirantes, cachoeiras, arquitetura tipicamente rural e grupos folclóricos que mantém viva a tradição dos primeiros moradores do Vale do Aço.
Dentre as ações de curto prazo, estão a construção de fossas sépticas; a reforma do Mirante da Pedra dos Cem Homens; de médio prazo, implantação de infraestrutura e conservação da Cachoeira do Escorregador para receber o turista; e longo prazo, abertura de novas trilhas, estudo de viabilidade de novas práticas esportivas (voo livre e tirolesa) e estratégias para a conservação. Também estão previstos investimentos no sentido de levar à região sinal de telefonia celular e de internet, seja pelas telefônicas ou através da rede sem fio (wifi).
Tudo isso faz parte do projeto de desenvolvimento do turismo local, preparando-o para o período pós-pandemia. Pensando nisso, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura vem trabalhando em parceria com o Comtur (Conselho Municipal de Turismo) num diagnóstico para identificar potenciais, desafios e possíveis ações para a Serra dos Cocais. No início do mês, os novos membros do Comtur, recém-empossados, subiram a serra para uma visita técnica a convite do município para avaliar in locco o estado atual e apontar melhorias para receber o turista. Para o secretário da pasta, Homero Quinete, “o Comtur está a par de todas as ações da Secretaria te tem ajudado a tomar decisões mais assertivas e técnicas – executadas pelas Prefeitura – para o fomento e fortalecimento do turismo e toda a cadeia de negócios a ele atrelados”, explica.
A iniciativa foi coordenada pelo gerente de Turismo, Waldiney Renato Carvalho (Vavá) e a coordenadora de Equipamentos e Circuitos Turísticos, Emanuelle Cogo Simões. Os conselheiros puderam avaliar questões como infraestrutura, serviços, atrativos e receptividade dos moradores. Para o vice-presidente do Comtur, Adriano Francisco, os atrativos do Cocais não deixam nada a desejar para outros lugares e que indo lá, os turistas encontrarão toda uma gama de serviços para lhe atender com conforto e qualidade. “É importante apresentar as riquezas para aqueles que ainda não conhecem a Serra dos Cocais e levar conhecimento para melhorar”, elencou.
Cachoeira do Escorregador, em Cocais. Uma boa opção de passeio nos feriados.
Foto: Elvira Nascimento